Masturbação Mental

Você acorda naquela manhã de segunda-feira e se prepara mentalmente: – Essa semana vai ser diferente. Vou realizar tudo aquilo que há tempos me propus a fazer, mas que ainda não saiu do papel. Seja por estar com o trabalho meio apertado, amigos cobrando presença ou seu amor pedindo atenção. Você enrolou um pouco para começar aquele plano que vinha maquinando por meses, mas agora vai!

O dia amanhece, um bom banho mentalizando tudo o que você irá executar durante a semana: os horários, as maneiras, aquele momento que você vai vibrar, a alegria de curtir o merecido descanso na sexta-feira imerso no sentimento pela primeira missão cumprida. O primeiro passo de uma longa jornada pela frente.

Ainda é cedo. Você sai, se enxuga… começa a rotina. Liga o celular e, claro, muitas imagens, vídeos e links. Alguns são atualizações daquele site com todas as dicas que irão te levar ao sucesso. O título perfeito para aquele momento de construção: “As 7 maneiras infalíveis para se chegar ao sucesso”.

É tudo que você precisa! Então, você começa a devorar tudo que você vê pela frente que possa te ajudar a chegar naquele lugar tão desejado. Quando você se dá conta, percebe que já é hora do almoço e a única coisa que você não percebeu é que, enquanto você estava se distraindo, repetindo o mesmo padrão da semana anterior, consumindo mais e mais daquelas dicas infalíveis, você ainda não realizou praticamente nada – Isso é o que podemos chamar de masturbação mental do sucesso!

Motivação não é nada sem ação

Estar motivado não é um problema em si. Embora a motivação possa, sim, te levar ao fracasso, estar motivado para realizar algo nos move. Mas é comum consumirmos conteúdos sem fim de assuntos que já sabemos, mas ficamos ali, fisgados pelos gatilhos mentais de alguns desses conteúdos e reforçando muitas vezes nosso viés de cognição. Sabemos o devemos realizar, as apostas que devemos fazer, mas há algo de gostoso em confirmar o que no fundo já sabemos.

Tenho um tio, de quem gosto muito, que sempre solta frases sábias com uma pitada de humor irônico. Uma delas que vivo repetindo aos meus amigos é:

“Em todo boteco do país há alguém que em seu discurso resolve todos problemas do país, mas que não consegue sair sequer do próprio cheque especial”.

Eu estava no cheque especial na ocasião em que digeri a frase pela primeira vez. Doeu. Praticamente todo mundo sabe como sair do cheque especial ou a fórmula do emagrecimento. A gente sabe como fazer muita coisa. A receita está na ponta da língua, na internet, na roda com os amigos, mas há uma distância entre o saber fazer e atingir de fato os resultados.

A Fórmula para se livrar do padrão

Fórmula do Sucessoo

Comece a virar a página aplicando a fórmula que você já sabe. A sua fórmula! Como já deixei muito claro sobre o meu propósito aqui, não me atrevo a te receitar qualquer fórmula mágica para você eliminar aqueles quilinhos ou conseguir bater sua meta de vendas no próximo mês. Seja lá qual for sua meta, seu projeto, estou aqui hoje apenas para lhe ajudar a perceber que você pode estar se masturbando mentalmente, esperando que um guru da internet desperte em você dizendo pra você palavras de ordem como “Seja foda!”.

Certa vez, quando você era criança, você se deparou com momentos bastante difíceis da sua vida, mas que conseguiu resolver o problema que se apresentava em sua frente. Falar, andar, ler, escrever… Pense em algum momento que foi especial para você só por um instante.

(Caso seja conveniente, reserve um tempo longe da presença de outros para fazer esse exercício)

Respire bem fundo e lentamente. Deixe que sua memória lhe traga esse momento. Perceba como tudo vai aparecendo bem nítido em sua memória… Os sons do local onde você estava. Tudo que você sentia naquele instante.  As cores que enxergava… Aquela apreensão por estar diante daquela situação difícil e que no primeiro momento você não sabia o que fazer? Talvez tenha batido um frio na barriga!

“O que que eu faço agora? Será que eu arrisco? Será que não?”

Mas você decidiu agir! De repente, você sabia como resolver, mesmo que parecesse loucura e que você não pudesse explicar muito bem aquilo nem mesmo para você, você soube o que fazer. Talvez você esteja em um momento da sua vida que se sinta emperrado. Se for o caso, não se desespere. O seu cérebro é uma máquina sofisticada desenvolvida por milhões de anos. Você vai encontrar uma solução.

Momentos assim são mais comuns do que imaginamos. Diversos filósofos se debruçaram em questões onde esses momentos pararam não só uma pessoa, mas toda uma comunidade de pessoas. Mas uma coisa podemos afirmar, independentemente da maneira que se deu o processo de resolução de cada problema que tivemos na humanidade, se dá de maneira complemente diversa, a começar pela perspectiva de quem resolve. Então como poderia ousar a te dar uma fórmula pronta? No máximo, talvez o que eu possa fazer hoje são boas perguntas.

É praticamente impossível explicar conscientemente o desafio que foi para nós enquanto criança ficar de pé. Mal sabíamos falar algumas palavras. Ainda assim, nós andamos! Corremos e manipulamos ferramentas complexas com maestria. Tenho certeza de que com calma, respirando bem fundo e confiando na máquina magnífica que você dentro do seu crânio, você vai encontrar uma boa solução para seu problema de agora ou para qualquer problema que possa aparecer no futuro.

3 Comments
  1. Reply jair 17/08/2016 at 10:29

    Muito boa sua reflexão Rogério, realmente mudar nosso mindset, não é uma tarefa fácil. Requer um desejo insano pela mudança, e muitas pessoas estão condicionadas ou viciadas na masturbação mental. Grande abs

  2. Reply Matheus 08/08/2022 at 13:51

    Parabéns pelo conteúdo!
    As pessoas estão se afogando em fórmulas mágicas — muitas vezes falaciosas — e acabam se esquecendo que o verdadeiro conhecimento se adquire no mundo real.

    • Reply Rogério Braga 07/03/2023 at 10:52

      Pois é, meu caro! É o que mais tem, afinal vivemos em um sistema que premia isso. A economia de mercado trouxe muitas riquezas à nossa espécie – quem nega isso não entendeu muita coisa. Porém, não entender que isso nos trouxe vários efeitos colaterais indesejados, é passar longe de uma boa reflexão. Grande abraço.

Comente:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.