Ao nos perguntarmos sobre os caminhos que os rios tomam na natureza, perceberemos que eles não correm pelo menor caminho ou pelo caminho mais rápido. Não! Os rios correm pelo caminho de menor resistência. A vida dos rios, de modo diferente das nossas, que vivemos em média 75 anos, são medidas em eras… eras geológicas. As águas são uma bela metáfora de quem somos nós, fluidos em nossas emoções e, assim como os rios, renascem e ganham vida e força quando não estão paradas.
Os rios podem ter eras de estagnação, como nós, que podemos nos sentir paralisados, estagnados por anos. Eles podem formar uma lagoa viva ou até mesmo morrer, após tempos permanecendo como uma mera água salobra. Podem morrer se infiltrando no solo se evaporando para renascer em outro lugar ou, ao encontrar um ponto, com menos resistência voltar a fluir, percorrendo seu caminho.
É isso que significa ser Incansavelmente®, ser rápido quando é pra ser naqueles momentos de fluidez e força para nutrir tudo e todos que estão pelo nosso caminho; mas lento, paciente, e determinado em continuar seguindo quando as condições não são favoráveis para se jogar pelos ares como o rio se joga na queda de uma cachoeira. Os rios seguem incansavelmente até seu objetivo e o alcança – o mar!
Não tenho muita paciência com baboseiras do tipo cocriação quântica ou aquelas técnicas de “reprogramação de DNA” anunciadas como solução de todos nossos problemas. Também não tenho nenhuma simpatia e apreço pela prostituição do mercado da programação neurolinguística e coaching. Pelo contrário. Fico muito pistola! Talvez seja porque eu tenha gosto por estudar e conheça as bases científicas dessas disciplinas, tanto da neurolinguística, da mecânica quântica e da psicologia.
Se o que acabo de dizer lhe incomodou, das duas uma: ou você vai gostar muito de revisitar suas ideias ao estreitarmos nossas relações na construção desse espaço que é esse site, ou é melhor nem continuar lendo. Prossigo. Longe de mim dizer que sou especialista em uma dessas três áreas para lhe vender algo. Quem geralmente se apoia indiscriminadamente no marketing picareta, usando termos da moda para gourmetizar e mascarar os próprios interesses de venda, normalmente revela muito mais da canalhice de sua personalidade do que a aparente serenidade ao dizer ‘gratidão’ em toda postagem.
Espero que você, leitor, não me leve a mal. Não tenho absolutamente nada contra o sentimento de gratidão. Inclusive, a neurociência moderna tem evidências consistentes sobre os benefícios de ser grato para o cérebro. Porém, sempre haverá espaço para pseudociências e, infelizmente, pessoas más intencionadas se aproveitando das lacunas da ciência para apresentar técnicas que se apresentam como ciência verdadeira e levando o dinheiro de desavisados com lorotas como “emagrecimento quântico”.
Partindo dessa dor, esse site surgiu na intenção de ajudar os desavisados e divulgar um pouco do meu trabalho de Administrador, onde aplico a administração na vida pessoal de quem deseja ser como aquele rio forte que renasce e volta a correr para o mar.
Me sinto obrigado (agradecimento nobre) a retribuir toda a ajuda e sugestões recebidas de amigos psicólogos e professores do grupo Nerdologia. Muito obrigado também a você leitor por prestigiar esse canal. Você pode ler um pouco mais sobre minha formação e breve história aqui, assinar a newsletter para sempre ser avisado quando novos textos que impactarão positivamente em sua vida forem lançados e fazer o seguinte…
Vem comigo que no caminho eu te explico!
Rogério Braga